Trata-se de um método construtivo, composto por uma estrutura de aço leve mas que é altamente resistente.
É considerado CONSTRUÇÃO ENERGITÉRMICA SUSTENTÁVEL.
Normalmente é executado sobre Radier, que é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje e que abrange toda a área da construção.
O método LIGHT STEEL FRAME possui diversos pontos positivos e vantajosos, se comparado a outros métodos construtivos, tais como:
1- BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE
– Emite 5 vezes menos CO2 que os métodos convencionais.
– Redução no gasto de energia elétrica durante a construção e na fase de utilização, pois, como a construção apresenta eficiência térmica, o uso de condicionadores de ar é reduzido.
– Nese sistema construtivo tudo é industrializado, o que permite otimização de mão de obra e redução do desperdício de materiais. Em métodos convencionais o desperdício de materiais chega até a 25% do total empregado. No método LIGHT STEEL FRAME o desperdício é de até 5%, motivo pelo qual é considerado um método de CONSTRUÇÃO ENERGITÉRMICA SUSTENTÁVEL.
2- BREVE RETORNO DO INVESTIMENTO FINANCEIRO
O método proporciona uma redução de 60% no prazo executivo, quando comparado aos métodos convencionais.
3- ORÇAMENTO SEM SURPRESAS
Como o método construtivo é modulado e necessita de alto grau de planejamento antes de sua execução, não permite adaptações durante a etapa executiva.
4- GANHO DE ÁREA UTIL
Devido ao arranjo estrutural mais arrojado e esbelto, em relação aos métodos convencionais, é possível um maior aproveitamento das áreas úteis de até 4% .
5- RESISTENCIA
Por ter sua estrutura contraventada com placas de OSB, o sistema possui alta resistência estrutural. Resistindo a ventos de aproximadamente 300km/h.